quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Super Lua x Chuva de Meteoros Perseídeas 2014



início de agosto promete uma grande competição de peso, entre a maior Lua Cheia do ano e a chuva de meteoros Perseídeas, onde nós seremos a platéia, e o céu será o grande palco.

No último dia 29 de julho tivemos o pico da chuva de meteoros Delta Aquarídeas Austrais, que apesar de ser uma chuva relativamente fraca, pôde ser observada pela maioria dos países, e por todo o Brasil.

Essa chuva ainda poderá ser observada durante os próximos dias, como consta no calendário de chuvas de meteoros, porém, sua taxa será ainda menor, com cerca de 5 ou 8 meteoros por hora em céus muito escuros e sem poluição luminosa.

Por outro lado, observadores de todo o mundo estão com os olhares atentos para a segunda semana de agosto, mais exatamente nos dias 11, 12 e 13, quando teremos uma outra chuva de meteoros, a Perseídeas 2014, que ao contrário da Delta Aquarídeas, é uma chuva bastante intensa, cujo pico produz cerca de 80 meteoros por hora, Como se não bastasse, a maior Lua Cheia do ano também irá acontecer nessa mesma época, mais precisamente no dia 10 de agosto(segundo o calendário lunar e o calendário das efemérides astronômicas), e com isso, estará 14% mais próxima da Terra e 30% mais brilhante.

Super Lua de 2014 irá ofuscar grande parte dos meteoros Perseídeas, porém, essa chuva de meteoros é famosa por produzir bolas de fogo tão brilhantes quanto Júpíter ou Vênus, e esses bólidos poderão ser vistos mesmo que passem bem próximo da Super Lua.



Como uma leve demonstração do que vem por aí, a NASA divulgou recentemente que suas câmeras já observaram 6 bólidos (bolas de fogo) da chuva de meteoros Perseídeas 2014,  Se continuar assim, será realmente um grande espetáculo.

 A Pagina Ciência e Astronomia Vai fazer a cobertura do evento e Você poderá acompanhar Gratuitamente 

 Link para a transmissão Feita pelo Ciência e Astronomia 

Fonte: Galeria do Meteorito 


0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!