domingo, 17 de agosto de 2014

Vênus e Júpiter estão a caminho de um raro e belo encontro. Os planetas mais brilhantes do céu noturno já estão muito próximos, e podem ser vistos no horizonte leste, pouco antes do amanhecer. Durante a máxima aproximação, que acontece na próxima segunda-feira dia 18 de agostoVênus e Júpiter estarão separados no céu por apenas 0,2 graus. Para se ter uma idéia da grande proximidade aparente, se estendermos o braço, poderemos esconder os dois corpos celestes atrás da ponta do dedo mindinho.

Para observar esse belíssimo encontro entre Vênus e Júpiter, devemos estar em um local onde possamos ver o horizonte limpo, sem prédios ou árvores, afinal, eles nascerão pouco antes do Sol.

A cada manhã, até o dia 18, os dois planetas estarão cada vez mais próximos. Basta olhar para a direção leste do céu, bem próximo do horizonte. Não precisa utilizar nenhum instrumento ótico para contemplar essa beleza, porém, se você tiver binóculos à disposição, poderá ter uma surpresa ao avistar o aglomerado M44, localizado a 500 anos luz da Terra, que estará logo abaixo de Vênus e Júpiter.
E pra quem está com saudades do céu do verão, ele já está aparecendo antes do nascer do Sol, como podemos observar na imagem acima. Constelações como Orion, Cão Maior e Cão Menor já estão ganhando espaço no céu noturno, e cada dia que se passa, essas constelações nascerão mais cedo, ganhando altura no firmamento para que possamos contemplá-las nas noites próximas do fim do ano.

Desejamos boas observações à todos!

Fonte: Galeria do Meteorito

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!