Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital.
Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.
A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada.
Isto é consequência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra,
então esqueça o termo sensacionalista em que alguns sites colocaram de “Lua sangrenta “para o fenômeno.
Este fenômeno também é responsável pela coloração avermelhada que o céu assume durante o poente e o nascente.
De fato se nós observássemos o eclipse a partir da Lua, nós veríamos o Sol se pondo atrás da Terra. Caso queira saber um pouco mais sobre o fenômeno da coloração avermelhada na lua e desmistificar os termos como Lua de sangue, lua sangrenta, assista a um hangout gravado no qual fizemos sobre o tema:
Será visível no leste da Austrália, no Pacífico e na América do Norte.
Infelizmente, não teremos a oportunidade de observar o fenômeno no Brasil, porém teremos a opção de acompanhar através do Projeto Slooh, no qual irão fazer a transmissão, podendo ser acompanhado Clicando AQUI
FONTE: Pagina Ciência e Astronomia
0 comentários:
Postar um comentário